Não é muito divulgado o fato de que o Docker apoia estudantes de diversas formas. Quero falar de duas que acho bem legais.

A primeira, que nos alcança (brasileiros) é o “Docker Higher Education Community”, onde um(a) estudante universitário pode participar de um grupo comunitário com o Docker, e nele tem acesso ao kit de estudande desenvolvedor do Docker. Nesse kit ela ou ele tem direito a 5 repositórios privados na Docker Cloud por um ano e crédito dos provedores de cloud. Também ganha acesso às últimas novidades do Docker, como atualizações dos produtos, release notes, etc, convites para diversos eventos, alguns com descontos, acesso a betas privados, networking com outros estudantes, e acesso ao canal de estudantes do Slack de comunidade do Docker. Outra oportunidade muito legal é a chance de se tornar embaixador(a) do Docker no Campus (Docker Campus Ambassador).

Pra entrar em contato basta preencher um formulário comprovando que você é estudante universitária(o). Basta acessar http://dockr.ly/students e preencher.

O segundo programa é o programa de bolsa de estudos do Docker (Docker Scolarship Program). O Docker, assim como a Lambda3, é focado em diversas atividades que promovem a diversidade de diversas formas, como as de etnia, orientação sexual, gênero e identidade de gênero. Esse programa de bolsa de estudos foca exatamente nessa frente, ajudando grupos sub-representados na indústria de tecnologia a terem uma maior representação. O programa teve sua última iteração em Março desse ano, mas imagino que eles devem reiniciá-lo para o segundo semestre ou para o ano que vem. Não sei se esse alcança o Brasil, mas é uma boa ficar atenta(o).

Acho muito legal ver como o Docker apoia a comunidade. Faço parte do grupo de organizadores do Meetup de SP do Docker, e o apoio deles é realmente muito forte. Outras iniciativas como a dos Docker Captains também incentivam muito. E eles estão certos em fazê-lo, ajudar as pessoas apaixonadas pelo seu produto a terem espaço para vocalizar essa paixão é uma das melhores maneiras de avançar no mercado de tecnologia. Outras empresas fazem o mesmo, como a Microsoft com o programa MVP e a Oracle com os Java Champions.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.