Não é muito divulgado o fato de que o Docker apoia estudantes de diversas formas. Quero falar de duas que acho bem legais.

A primeira, que nos alcança (brasileiros) é o “Docker Higher Education Community”, onde um(a) estudante universitário pode participar de um grupo comunitário com o Docker, e nele tem acesso ao kit de estudande desenvolvedor do Docker. Nesse kit ela ou ele tem direito a 5 repositórios privados na Docker Cloud por um ano e crédito dos provedores de cloud. Também ganha acesso às últimas novidades do Docker, como atualizações dos produtos, release notes, etc, convites para diversos eventos, alguns com descontos, acesso a betas privados, networking com outros estudantes, e acesso ao canal de estudantes do Slack de comunidade do Docker. Outra oportunidade muito legal é a chance de se tornar embaixador(a) do Docker no Campus (Docker Campus Ambassador).

Pra entrar em contato basta preencher um formulário comprovando que você é estudante universitária(o). Basta acessar http://dockr.ly/students e preencher.

O segundo programa é o programa de bolsa de estudos do Docker (Docker Scolarship Program). O Docker, assim como a Lambda3, é focado em diversas atividades que promovem a diversidade de diversas formas, como as de etnia, orientação sexual, gênero e identidade de gênero. Esse programa de bolsa de estudos foca exatamente nessa frente, ajudando grupos sub-representados na indústria de tecnologia a terem uma maior representação. O programa teve sua última iteração em Março desse ano, mas imagino que eles devem reiniciá-lo para o segundo semestre ou para o ano que vem. Não sei se esse alcança o Brasil, mas é uma boa ficar atenta(o).

Acho muito legal ver como o Docker apoia a comunidade. Faço parte do grupo de organizadores do Meetup de SP do Docker, e o apoio deles é realmente muito forte. Outras iniciativas como a dos Docker Captains também incentivam muito. E eles estão certos em fazê-lo, ajudar as pessoas apaixonadas pelo seu produto a terem espaço para vocalizar essa paixão é uma das melhores maneiras de avançar no mercado de tecnologia. Outras empresas fazem o mesmo, como a Microsoft com o programa MVP e a Oracle com os Java Champions.