Aloha! Nesse meu segundo post irei tratar de um assunto que me preocupa bastante: Tempo em reunião!

Em um dos times que estou trabalhando, começamos a perceber que o nosso tempo estimando os itens estava se estendendo mais do que deveria. O motivo? Discussões, e falta de objetividade. (quem já participou de discussões técnicas de estimativas, sabe do que estou falando).

Conversando com o time, propus para que ao invés de ter um timebox único para a estimativa como um todo, colocássemos um timebox para cada item que iríamos estimar.

Começamos colocando um timebox de 5 minutos por item que iríamos estimar, e caso estourasse o timebox e não tivéssemos uma definição, simplesmente iríamos para o próximo item. E somente quando chegasse ao final dos itens, que voltaríamos para esse item de novo com mais 5 minutos.

O time percebeu que esse tempo não era suficiente para conseguirem expressar tudo que queriam, e optaram por aumentar o timebox para 8 minutos! O que deu certo e ficou como padrão!

A colocação deste timebox fez com que as discussões fiquem mais objetivas, e caso comecem a se estender sejam cortadas dando tempo de todos repensarem o que foi falado e facilitar a próxima discussão.


Comentem o que acharam, e também me digam: utilizam alguma prática diferente para estimativas ou para controlar tempo de discussões?

Abraços, e até breve!

Arthur Fücher

Apaixonado por tecnologia, agilidade e comida (não necessariamente nessa ordem).