A Lambda3 acredita que o Dia Internacional da Mulher deve ser representado como um momento de reflexão sobre as atitudes das pessoas – independente do gênero e o que podemos fazer de diferente para conquistar mais espaço e igualdade no tratamento dentro da sociedade.

Hoje vamos conhecer a história de Margaret Heafield, cientista da computação, engenheira de software e empresária.

Nascida em Paoli, Indiana em 17 de agosto do ano de 1936, é filha de Kenneth Heafield e Ruth Esther Heafield. Estudou Matemática na universidade de Michigan, formou-se também em Matemática pelo Earlham College no estado de Indiana (EUA) no ano de 1958 e fez pós-graduação em Meteorologia no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Após concluir sua formação, lecionou matemática e francês para o ensino médio até que seu marido concluísse a graduação. Margaret e James Cox Hamilton se conheceram no Earlham College e casara-sem por volta do final dos anos 50 e tiveram uma filha. Logo após o casal se divorciou.

Em 1960 assumiu uma posição interina no MIT, sendo uma das primeiras desenvolvedoras a codificar para o computador e interceptação que procurava aeronaves “não-amigáveis”, onde atuou por 3 anos no projeto chamado SAGE.

Após isso Margaret se juntou ao laboratório Charles Stark Draper no MIT, onde iniciou seu trabalho na missão espacial Apollo e tornou diretora e supervisora da equipe de desenvolvimento dos projetos Apollo e Skylab. O trabalho dela evitou que o pouso na lua da Apollo 11 fosse abortado. Quando faltavam três minutos para pousar, vários alarmes do modulo lunar foram acionados. O computador foi sobrecarregado com atividades do radar de aproximação consideradas desnecessárias para o pouso e devido a arquitetura robusta do software os sistema continuou funcionando de maneira que as atividades prioritárias interrompessem as menos prioritárias. Por esse motivo, a falha foi atribuída a um erro humano ao operar a lista de comandos a serem executados pelos astronautas.

Hamilton foi CEO de 1976 a 1984 de uma empresa na qual foi co-fundadora chamada Higher Order Software (HOS) e em 1986 fundou sua própria empresa, a Hamilton Technologies Inc em Cambridge Massachusetts que utilizava o conceito de prototipação antes do desenvolvimento do software.

Atualmente Margaret é reconhecida por ter criado a expressão “Engenharia de Software” e ter publicado mais de 130 artigos, atas e relatórios relacionados aos 60 projetos e seis programas importantes nos quais ela esteve envolvida. Em 22 de Novembro de 2016 ela foi premiada com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente dos EUA Barack Obama, honraria recebida por seu trabalho sobre o desenvolvimento do software de voo a bordo das missões Apollo da NASA.

Nathália Teixeira

Nathalia é Analista de Negócios na Lambda3, desde 2011 atuando em times ágeis com projetos digitais e ecommerce.