Um homem segurando um tablet com informações analíticas

O blog da Lambda3 tem bastante audiência, esse último ano tivemos mais de 300 mil pageviews, e reunimos mais de 130 mil usuários únicos. Bastante coisa, pra um conteúdo essencialmente técnico. Abaixo listo os 10 posts publicados em 2016 e mais lidos ao longo do ano. Lógico que posts do começo do ano tem mais chance de serem lidos, mas conteúdo normalmente tem mais visibilidade assim que sai, e depois vai caindo. Mas há posts de Julho, Outubro e Novembro na lista.

O post mais lido foi um guia de estudos preparado pelo José Barbosa (aka Kide), que auxilia a se preparar para a prova de certificação da Microsoft sobre ASP.NET MVC. Tivemos muito conteúdo sobre .NET, mas também Mongo, Node.js e Docker!

  1. Guia de estudo para certificação Microsoft 70–486
  2. Novidades do C# 7: Tuplas
  3. O que significa trabalhar com a plataforma Microsoft hoje e o que isso vai significar em alguns anos
  4. Nova comunidade Brasil.NET no Slack
  5. Adeus DNX, bem vindo .NET CLI
  6. Porque a recente atualização do Scrum Guide é importante
  7. Iniciando com Docker
  8. Como usar .NET Core em produção HOJE com aplicações Web: MongoDB
  9. Novidades do C#7
  10. Programação assíncrona com Node 7 e async e await é muito <3

Desconsiderando a restrição de data, abaixo vemos os top posts lidos em 2016. Esses são posts publicados em qualquer momento, e que foram os mais lidos em 2016. É impressionante notar que o post feito pelo Igor Abade sobre instalação do Windows 8 com UEFI usando a USB é o post mais lido, não só nesse ano, mas desde que foi publicado, lá atrás, em 2012. Além dele, os 3 posts sobre criptografia RSA do Fernando Oliveira se destacam, os 3 da série estão no top 10. Tivemos também posts sobre ASP.NET, Node.js, e C# 7, entre outros, e novamente o guia de estudo do Kide.

  1. Como instalar o Windows 8 a partir do USB num sistema com UEFI
  2. Entendendo (de verdade) a criptografia RSA
  3. Entendendo (de verdade) a criptografia RSA – Parte II
  4. Guia de estudo para certificação Microsoft 70–486
  5. Uma aplicação web simples com NodeJS
  6. Visual Studio Code – #3 – Customização
  7. Fazendo VirtualBox e Hyper-V coexistirem no Windows 8
  8. Entendendo (de verdade) a criptografia RSA – Parte III
  9. O que preciso saber sobre Single-page applications?
  10. Novidades do C# 7: Tuplas

Entre as categorias mais lidas, se destacaram a do Podcast, a de Desenvolvimento na plataforma Microsoft, a de ALM, e a de Práticas de engenharia de software.

Pra você que nos acompanha, que comenta aqui com a gente, que compartilha o nosso conteúdo, obrigado! O blog da Lambda3 é feito de forma totalmente voluntária, as pessoas escrevem livremente, sem meta. É um prazer ver esses números, ser lido é tão bom quanto escrever.

E nos aguarde, 2017 vai ser um ano muito bom. A Lambda3 está crescendo e as pessoas interessadas em escrever também. Vai ter muita gente nova aqui contribuindo e ajudando a elevar a qualidade do desenvolvimento de software no Brasil, compartilhando conhecimento. Um bom ano para todos nós!

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.