Se você usa o Visua Studio Team Services, ou VSTS, já deve ter passado por problemas de conectividade. Por mais que o SLA da Microsoft e a infraestrutura do Azure sejam boas, inevitavelmente um deploy, um bug e até mesmo problemas de conectividade de rede entre datacenters ou de SO pode causar problemas.

Então, como não ficar na dúvida se você está passando por isso?

VSTS: TFS como SaaS

O VSTS é um SaaS e não é infalível, além de possíveis problemas, você pode estar utilizando o serviço dentro de uma janela de atualização e sofrer com instabilidades.

Para ter transparência na prestação do serviço, a Microsoft, disponibilizar uma maneira muito fácil de verificar o estado do serviço e o que está sendo feito. Para isso basta acessar a página visualstudio.com e clicar em Suporte.

2016-09-19-17_38_41-blog-de-servico-do-visual-studio-_-visual-studio-team-services

A página já traz uma indicação visual (1) em cores e ícones, no momento que escrevo este post o serviço está passando por uma instabilidade, e é possível logo abaixo (2) ter uma pequena descrição do que está acontecendo, neste momento o problema está acontecendo com o Release Management, especificamente na região South Central.

Existe também um link (3) para um blog, onde é possível saber mais detalhes, neste caso é uma lentidão de alguns clientes ao acessar o HUB Release. Tem a hora e uma indicação de hora aproximada sobre o próximo update referente ao problema. Muito bom, não?

Ali também existe um link (4) para reportar um problema.

Quando o serviço é restabelecido fica assim:

2016-09-19-04_21_56-blog-de-servico-do-visual-studio-_-visual-studio-team-services

VSTS Status Inspector

Mas se você é desenvolvedor e não quer sair do Visual Studio para verificar por que o seu push não deu certo existe a possibilidade de instalar uma extensão: VSTS Status Inspector.

Instalação

Para quem nunca instalou uma extensão, é muito simples, no menu Tools (1), clique em Extensions e Updates (2):

2016-09-19-17_56_56-greenshot

Na janela que irá abrir clique em Online (1), no menu vertical a esquerda, e digite na caixa superior a direita de pesquisa (2): VSTS Status Inspector.

2016-09-19-17_58_17-start-page-microsoft-visual-studio

Daí é só clicar em Download, em seguida será solicitado a instalação, portanto clique em Install; e por último no botão Restart Now do wizard para re-iniciar o Visual Studio.

Uso

Ao abrir novamente o Visual Studio note que no “rodapé” da aplicação agora existe um ícone com o símbolo do infinito, parecido com a Logo da IDE, em verde.

2016-09-19-04_21_19-start-page-microsoft-visual-studio

Quando iniciei este post o serviço estava realmente passando por problemas, e até o momento que tirei esse print ele foi corrigido! Portanto, ao longo do seu desenvolvimento essa será uma ferramenta bastante útil para identificar pequenas inconsistências, facilitando bastante a comunicação com o VSTS.

Configurações

A extensão é tão simples que não precisa de nenhuma configuração, cadastro ou ajuste para funcionar, apenas se você quiser ajustar o intervalo de pooling, vá em Tools > Options:

2016-09-19-18_12_35-start-page-microsoft-visual-studio

Emmanuel Brandão