Desde que lancei a primeira versão do plug-in Work Item Field History, muitos amigos me cobravam o porquê ainda não tinha escrito um post oficial sobre a ferramenta.

Uma das respostas mais claras e óbvias sempre foi: “Como o plug-in está publicado no Visual Studio Gallery e escrevi todo o help e os release notes, sempre achava que não havia a necessidade de um post oficial”.

Mas hoje vendo a utilização do plug-in e o quanto ele ajuda a rastreabilidade dos Work Items no dia a dia, resolvi compartilhar com vocês qual foi a minha motivação para a criação do plug-in. e por isso resolvi abordar esse tema no post.

O que me motivou a escrever o plug-in?

Na verdade, três motivações principais me levaram a desenvolver esse plug-in:

A primeira e principal motivação estava ligada à necessidade de cobrir uma usabilidade não existente no produto, ou seja, hoje não possuímos nenhuma funcionalidade onde somos capazes de realizar uma auditoria de quaisquer campos de um Work Item e identificar quem, quando e quais valores forem alterados de uma revisão para outra.

Usando esse gancho de criar ferramentas não existentes no produto e como faço parte dos ALM Rangers há 3 anos, nós temos essa missão de ajudar a comunidade com novas ferramentas e guias práticos de uso do TFS no dia a dia. E quis contribuir 🙂

Voltando ao plug-in, hoje o único campo que tem um certo nível de auditoria de fácil visualização é o campo State quando utilizamos o Team Web Acess onde é montado todo o workflow de mudança de estado. Mas para saber a data e quem executou tal mudança de estado é necessário ler o ToolTip.

Auditoria do campo State

A minha segunda motivação foi cobrir a necessidade dos clientes que sempre preguntavam como fazer essa auditoria pois eles necessitavam administrar as tarefas dos projetos e executar a rastreabilidade em cada revisão do Work Item sempre foi um processo demorado e trabalhoso.

Auditoria de Revisões dos campos de um Work Item

A terceira e última motivação e não menos importante era minha curiosidade de aprender a desenvolver extensões dentro do Visual Studio. Para tal eu tomei como exemplo a extensão TFS Build Manager, a qual já abordei vários posts a respeito da sua usabilidade.

Em um próximo post vou dar mais detalhes do uso do plug-in e as suas principais funcionalidades.

Até mais,

Vinicius Moura.

Vinicius Moura

Consultor ALM na empresa Lambda3. Formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP. Certificação Microsoft 70-512 Visual Studio Team Foundation Server 2010, Administration