image

Eu gosto muito do Bower, e acho ele fundamental em um projeto web. O Bower é para dependências JavaScript de front-end o que o Nuget é para o .NET: ele instala pacotes, avalia dependências, e permite não colocar os arquivos de bibliotecas JS no source control. Afinal, se você não coloca dlls de bibliotecas no source control porque elas são restauradas via Nuget, não deveria precisar colocar também dependências de JavaScript. Assim como NHibernate.dll não está no source control, jquery.js também não deveria.

Só que o Bower é feito com NodeJS, a plataforma web que abraça o JavaScript como verdadeira linguagem de desenvolvimento. Eu uso muito ele com o Node, mas pra usar com .NET e Visual Studio dava muito trabalho.
Não mais.
Fiz um pacote que você instala via Nuget e disponibiliza o Bower. Chama bower.js no repositório da Nuget.org (cuidado, há outro chamado somente “bower” e é outra coisa). Ele permite rodar o bower diretamente dentro do Package Manager Console, dentro do Visual Studio. Você não precisa ter instalado o Node pra rodar, ele vai baixar e rodar pra você.

Fiz um videozinho pra mostrar ele funcionando. É rapidinho, menos de 7 minutos.

E de sobra, aproveito pra dizer que o fiz também um pacote Nuget pro NPM (é ele quem instala o Bower). O NPM é o Nuget do NodeJS. Também está funcionando de forma muito parecida com o Bower dentro do Visual Studio.

Usem, abusem, e contribuam! O projeto é software livre e open source. Ainda precisa melhorar algumas coisas, então ainda vai evoluir. Enjoy!

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.