Eu gosto de JavaScript. Mas eu gosto mais de CoffeeScript, como vocês podem ver aqui no blog, todos os posts taggeados com CoffeeScript são meus (o que não quer dizer que sou eu quem mais gosta de CS, mas quem mais escreve sobre elem, mas enfim, deu pra entender que eu gosto de CS).

O NodeJS é o ambiente nativo do CS. Você instala ele usando o NPM assim:

npm install -g coffee-script

O “-g” indica que é pra instalar globalmente, não no diretório local. Aí você já pode chamar o compilador ou o REPL do CS via linha de comando. Pra usar o REPL:

coffee

Pra compilar um arquivo:

coffee -c cliente.coffee

Isso vai gerar o arquivo “cliente.js”.

Pra observar um diretório e compilar qualquer arquivo .coffee dele automaticamente:

coffee -cs algumdiretorio

Sempre que um arquivo .coffee de algumdiretorio for alterado o .js será gerado.

Bem simples, certo?

Então a partir de agora os posts de NodeJS serão feitos com CoffeeScript, não mais com JavaScript. Se você não conhece CoffeeScript ainda dê uma olhada no site do projeto, tem um playground para experimentar a linguagem.

E se você é um cara mais C# e Java do que Ruby e Python, talvez goste do TypeScript. Tem alguns posts aqui blog também, inclusive uma palestra que ministrei com o Victor Cavalcante na Campus Party, toda filmada. Apesar de gostar de TS, eu prefiro CS, então essa será a linguagem daqui pra frente nos posts futuros.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.