Escreva um teste e você tem uma aplicação que não vai falhar naquele ponto, naquele dia – porque você vai esquecer de rodar aquele 1 teste sempre que alterar a aplicação. Desenvolva toda sua aplicação com TDD e você terá uma aplicação mais confiável e com um design melhor.

Utilize um scrum board, e faça reuniões diárias, e o projeto terá transparência. Pratique o Scrum por inteiro e você terá mais transparência, mais software entregue, melhor integração no time, mais visibilidade sobre os resultados, mais confiança no planejamento.

Refatore sempre e você terá código limpo. Refatore de vez em quando… se você conseguir.

Escreva um post no blog hoje, outro daqui um mês ou dois, outro vai saber lá quando e você terá um blog que ninguém visita. Escreva no blog sempre que encontrar alguma coisa que a comunidade pode crescer ao ler, dedique tempo a ele, não deixe ele morrer sem posts, invista no conteúdo, aprenda a escrever, e você terá um blog que é referência, e que ganha visitantes mês a mês.

Escreva um artigo em uma revista hoje, dê uma palestra ano que vem, responda uma pergunta no fórum daqui um uns meses, participe de vez em quando de uma reunião do grupo de usuário que você é parte e você será um consumidor de informação que eventualmente publica alguma coisa. Já é mais do que a maioria, mas se você quer realmente fazer diferença publique artigos com regularidade, palestre sempre que for convidado e busque eventos para contar o que sabe, participe ativamente de um fórum, assuma uma posição de moderação, tome uma posição de liderança do grupo de usuários que participa (seja cuidando da revista, do podcast, do dojo, moderando o fórum, etc). Você será reconhecido na comunidade, as pessoas vão lembrar de você, e quem sabe você até não é nomeado MVP.

Faça exercícios essa semana inteira. Semana que vem faça alguns dias, depois não faça mais. Você perdeu seu tempo. Faça com uma frequência definida, e você vai entrar em forma.

Toque um instrumento sempre e você tocará bem. Toque de vez em quando e você só vai fazer barulho.

.

.

.

Disciplina é chave em praticamente todas as disciplinas humanas. Não espere grandes resultados em atividades que você não se dedica. Fazer pela metade geralmente é igual ou quase igual a não fazer nada. Vai iniciar um projeto ágil? Faça direito, aplique as praticas recomendadas, elas estão lá por um motivo. Vai estudar padrões de projeto? Aprofunde-se no assunto, leia livros, pratique. Só assim você vai ser um desenvolvedor, analista, gestor melhor.

Ou entendemos isso ou continuamos eternamente na mediocridade.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.